Header Ads

Educação a distância - conheça as vantagens e desvantagens

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que cresce sem parar no Brasil. Mesmo assim, ainda há muitas dúvidas quanto a sua qualidade, sobre a sua validade perante ao MEC e, até mesmo, sobre como o profissional com uma formação a distância é visto no mercado de trabalho.

Cada vez mais universidades estão adotando a Graduação a Distância, ampliando as possibilidades de aprendizado para quem deseja estudar, mas que não tem condições de fazer um curso presencial.

Milhares de pessoas vem aproveitado essa oportunidade. O último Censo da Educação Superior, divulgado em 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que as matrículas no ensino a distância estão aumentando em um ritmo acelerado nos últimos anos.

Para ajudar aqueles que ainda não conseguiram entender bem os pontos fortes e fracos do Ensino a Distância, veremos algumas questões que podem ser vistas como vantagem ou desvantagem dessa modalidade em relação à educação presencial.

educacao-distancia

As Vantagens do Ensino a Distância

- Os cursos a diatância são reconhecidos pelo MEC. O diploma de um curso em EAD tem o mesmo valor dos presenciais. Inclusive, esse detalhe não vem especificado no documento. A maioria das empresas não faz perguntas quanto a origem do curso e geralmente são os candidatos que fornecem essa informação por livre escolha.

- O ensino a distância pode ser a melhor opção de graduação para quem precisa conciliar os estudos ao trabalho e não tem meios de se deslocar a um campus.

- O EAD torna possível ao aluno fazer seu próprio horário de estudos e encaixar as aulas nos períodos livres que tiver durante o dia, sem a necessidade de separar um horário fixo e contínuo para estudar, como acontece nas graduações convencionais e presenciais.

- Por conta das multiplataformas de acesso à web que estão disponíveis hoje, o estudo também pode ser feito em dispositivos móveis enquanto o aluno está se deslocando de um lugar para o outro.

- A economia de tempo e dinheiro com deslocamentos também deve ser considerada uma grande vantagem. Você pode estudar no conforto da sua casa sem ter a necessidade de percorrer grandes distâncias até o campus de uma universidade.

- Os custos do EAD também podem ser considerados parte das vantagens do método. Em relação aos faculdades particulares, o preço das mensalidades é um grande atrativo, pois ele é bem abaixo dos valores praticados nos cursos presenciais. Esta diferença não tem nada a ver com a qualidade do curso, ela se justifica porque a infraestrutura despendida para um curso a distância é bem menor do a necessária para o presencial.

- A grande vantagem da educação a distância é levar a chance de estudar à pessoas de regiões onde a oferta de cursos presenciais é inexistente. Pequenas cidades do interior podem ter um polo de uma universidade a distância, beneficiando assim toda a população local.


Todo progresso acontece fora da zona de conforto – Michael John Bobak


As Desvantagens do Ensino a Distância

- Os maiores desafios enfrentados no Ensino a Distância estão relacionados à disciplina e à organização do aluno. Ou seja: o resultado depende muito de você e da sua determinação. Por mais que exista um tutor para ajudá-lo nas atividades, você é responsável por administrar seu tempo e suas entregas de trabalho.

É uma forma muito mais autônoma de  estudar, mas, assim como em um curso presencial, é necessário mais tempo do que somente os horários dedicados às aulas. Você vai ter que administrar o seu tempo para assistir às videoaulas, ler o material didático, participar dos fóruns, realizar as atividades, além de conferir as leituras complementares. A faculdade a distância tem as mesmas exigências do ensino presencial, porém, com maior flexibilidade de horários.

- Outro desafio da graduação a distância é a baixa interação com os outros alunos no decorrer do curso, mas isso pode ser amenizado com o uso de certas ferramentas, como os grupos no WhatsApp e em outras redes sociais.

- Em algumas faculdades é necessário se dirigir ao polo de apoio presencial para fazer as provas ou até mesmo apresentar os trabalhos, contudo, não são todas as localidades que contam com este local de apoio.

- Outro fator que ainda pesa contra o Ensino a Distância  é a limitada quantidade de cursos oferecidos, especialmente pelas instituições públicas estaduais e federais, que seriam as alternativas aos cursos superiores gratuitos presenciais.


Cuidados  ao escolher um curso de Ensino a Distância

- Se você se sente preparado para fazer um curso a distância, certifique-se de que a universidade ou faculdade escolhida é reconhecida pelo MEC. O MEC avalia faculdades presenciais e a distância atribuindo a elas os seguintes conceitos: o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional). As notas variam entre 1 e 5, sendo que a nota 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes.

- Visite o polo para aulas presenciais: veja onde fica o polo mais próximo de você e com qual frequência você deverá comparecer à instituição. Ao fazer o trajeto, avalie a distância e os custos envolvidos no deslocamento. Durante a visita, observe a infraestrutura do local, analisando se os laboratórios são adequados para o curso e se há bibliotecas especializadas e salas multimídia.

- Observe a qualidade do material didático: no ensino a distância, o material didático é a principal fonte de aprendizado do aluno. Por isso, contar com um conteúdo preparado especialmente para a modalidade é fundamental. Peça para dar uma olhada nesses materiais.

Mesmo que o material trate de um assunto que você ainda não conhece, é possível perceber se está bem escrito e se há exercícios e exemplos práticos. Verifique também se tudo estará disponível on-line ou se haverá apostilas impressas.

- Informe-se sobre a tutoria: um dos grandes diferenciais da EAD é a figura do tutor, o profissional responsável por acompanhar os estudos dos alunos, orientando e cobrando quando necessário. Veja quais são os canais de comunicação com ele (telefone, e-mail, chat) e pergunte em quanto tempo, no máximo, você terá sanada qualquer dúvida sobre a disciplina.


Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros. – Benjamin Franklin

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.